
Hoje em dia existe uma série, de equipamentos que fazem o diagnostico da injeção eletrônica e ignição de um veículo, o famoso scanner automotivo. Esse aparelho permite a execução de testes, leitura de parâmetros de funcionamento e captura de códigos de falhas de todo sistema, ajudando o mecânico a entregar um trabalho preciso para o seu cliente.
Por conta da variedade de marcas e fabricantes, é importante que o mecânico, em primeiro ligar, procure um equipamento que satisfaça às suas necessidades, que abranja a gama de veículos com que trabalha (ciclo Otto ou diesel), que ofereça treinamento de operação e tenha facilidade de fazer atualizações.
Quanto à aplicação, os scanners não oferecem muitas dificuldades, a não ser em carros importados, cujas atualizações são mais escassas no nosso mercado. Algumas interfaces são pouco amigáveis ou estão em outro idioma, por isso, devem ser evitadas assim como equipamentos de rotinas complexas.
Produtos de má qualidade podem não abranger todos os sistemas do veículo ou serem apenas parciais. Se o técnico instalar incorretamente o scanner, assim como utilizar adaptadores errados, o equipamento simplesmente não funciona. Fazer mau uso de um scanner pode causar curto circuito no sistema elétrico, gerando grande dor de cabeça e prejuízo para o mecânico. Evite comprar equipamentos usados, que apesar de serem revisados e com garantia, por vezes, são desatualizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário