Câmbio automático
O câmbio automático é um sistema
empregado em automóveis e motocicletas para troca
de marchas realizada pelo sistema de transmissão do automóvel, que
detecta a relação entre a velocidade (km/h) e a rotação do motor (rpm) para
decidir pela troca automática da marcha, desta forma o sistema se propõe a
manter a rotação do motor quase constante e o câmbio automaticamente
faz a troca das marchas. Nos sistemas modernos com câmbio automático a troca
das marchas está quase imperceptível ao motorista.
Nos Estados Unidos desde a década de 50 quase
todos os veículos utilizam-se deste sistema. Este sistema se opõe ao sistema
decâmbio mecânico ou câmbio manual.
Ao contrário do sistema de câmbio manual onde se trabalha com engrenagens de
tamanhos diferentes e engatadas individualmente, no câmbio automático
utiliza-se o sistema de engrenagens planetárias, elas possuem tamanhos
diferentes, mas todas elas estão sempre engatadas entre si, a relação da força
é dada de acordo com a ordem que essas engrenagens estão
conectadas.Funcionamento.
Vantagens e desvantagens
Vantagens: facilidade, conforto, segurança, maior durabilidade do motor
e de todos os componentes da transmissão (caixa, eixos, diferencial, etc).
Desvantagens: maior consumo e custo elevado em relação ao câmbio
mecânico (essencialmente pela baixa procura; observa-se o oposto em países nos quais
a popularidade do cambio automático é maior que a do câmbio manual, como
nos Estados Unidos). Outra desvantagem é o fato de a cada 50.000 Km
rodados, em média, se faz necessária a troca do fluido (em geral muito mais
caro que na transmissão manual) e qualquer defeito que der no equipamento, o
custo de reparo pode chegar entre 20% e 40% do valor de venda do veiculo,
dependendo do ano e modelo, poderá ultrapassar essa percentagem.
Configuração
Normalmente o câmbio automático apresenta as
seguintes opções:
P - Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o
motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração.
R - Reverse: marcha-a-ré.
N - Neutral: ponto morto. Posição que pode ser usada ao dar a partida e
desligar. Não bloqueia as rodas de tração.
D - Drive: para movimentar o
veículo para frente, usado na maior
parte do tempo de direção.
4 - 3 - 2 - 1: Posições que permitem o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1.
O bloqueio é usado em situações extremas quando o veículo troca várias vezes de
uma marcha para outra. Por exemplo, em um aclive acentuado, ao se colocar na
posição 2, impede-se o veículo de automaticamente trocar para a posição 3.
Dessa forma bloqueia-se uma posição de marcha específica e não ocorre a troca
automática entre elas. O mesmo procedimento é usado no freio motor.
Câmbio automático
Ao contrário do sistema de câmbio manual onde se trabalha com engrenagens de tamanhos diferentes e engatadas individualmente, no câmbio automático utiliza-se o sistema de engrenagens planetárias, elas possuem tamanhos diferentes, mas todas elas estão sempre engatadas entre si, a relação da força é dada de acordo com a ordem que essas engrenagens estão conectadas.Funcionamento.
Vantagens e desvantagens
Configuração
Nenhum comentário:
Postar um comentário